Cartum-homenagem às 300 tiras publicadas do Pagando O Pato
Desde sua estréia em 2004, o Pagando O Pato passou por mudanças de estilo/traço, mudanças de layout (sempre visando aprimorar a ergonomia de navegação do site), altos e baixos na produção, especiais polêmicos (nem sempre de maneira positiva), etc, mas sempre se manteve em movimento e evoluindo.
Desses anos dá para extrair algumas estatísticas e ver fatos curiosos, como o ano de publicação ser diferente do ano de criação das tiras. Quando existiam os "originais/rascunhos", era mais perceptível essa diferença, mas agora só na base desse relato.
Olhando esses números fica fácil concluir que o primeiro ano foi o mais fraco, apenas 30 tiras e que o atual é o ápice, com 114 tiras publicadas. Ledo engano. Esses números correspondem às tiras publicadas, não quando foram criadas.
No primeiro ano, foram 125 tiras, mas apenas 30 finalizadas/desenhadas. Vale registrar que as primeiras 60 foram criadas em janeiro de 2004, no primeiro mês de atividade. Outra curiosiade é que os dois primeiros anos de publicação, foram criados no primeiro. Os originais de 2005 só foram desenhados em 2006.
Vendo essa tabela de originais, fica inverso o gráfico da produtividade. Quer dizer, não sei até que ponto estaria certo afirmar isso, pois nesse ano de 2007 foram produzidas 114 tiras. Também teve toda a reestruturação do site, que me fez refazer TODO o material publicado (tiras, cartuns e especiais), adaptando ao novo padrão de informação.
Sem muito o que dizer a respeito, só que tenho 4 meses para fazer dois especiais, se quiser manter o mesmo ritmo de publicação. Vale registrar que o "Manual Prático do Suicídio" é o recorde de acessos dos especiais, com 5% de audiência, contra 1,5% somado das restantes. As tiras se mantém em torno de 75%.
Os Cartuns vem seguindo a mesma média. O que gosto de fazer mesmo são as tiras, os cartuns servem como "experimentações" ou para piadas que não se adequam ao formato "tira".
O atual planejamento de publicação no site é de três vezes por semana, sempre Segundas, Quartas e Sextas. Com isso serão mais de 150 tiras por ano.
Esse lance de fixar dias da semana para publicação é bem comum nos Estados Unidos, mas no Brasil nem tanto. Acho legal isso, porque assim os leitores já sabem quando devem visitar o site para ver material novo. Claro que tem Feed RSS para avisar dessas atualizações, mas não é todo mundo que usa essa tecnologia.
Outra coisa que vale mencionar é a mudança de estilo/traço, em outras palavras - como são desenhadas as tiras.
Fases (estilos):
números
fase - estréia
quantidade
001 a 030
(extinta) - 01/01/2004
30
001 a 120
I - 01/01/2005
120
121 a 260
II - 01/01/2006
140
261 a ... (300)
III- 07/07/2007
40
A "fase zero" foi refeita depois de um ano de publicação, dando lugar à "primeira". Como foi retirada do site, não é mais considerada como fase. Quando iniciei a segunda fase, pensei em refazer novamente as antigas tiras nesse novo estilo, como da vez anterior, mas isso acabaria matando o histórico do site, então hoje a estrutura conta com as 3 fases da tabela acima.
Bem, poderia ficar aqui horas e horas escrevendo mais detalhes e informações, mas vou deixar essa parte para quando eu chegar na tira n° 600.