sábado, novembro 24, 2007

Como fazer uma tira

Esse post é para mostrar todo o trabalho que tem por trás de cada tira publicada no Pagando O Pato.

As vezes quando você vê uma tira pronta no site, não percebe todos os processos e tempo gasto em cada uma. Nunca tinha "cronometrado" o tempo que levo em cada uma, porque sempre desenho em pares, 2 tiras por folha A4. Como atualizo o site 3x por semana (seg, qua, sex) sempre desenho de 4 a 8 tiras por vez. Mas resolvi fazer esse levantamento, como também mostrar como é desenvolvida a tira, desde sua criação até finalização.


1° passo: Criação (sem tempo definido)

Normalmente sempre ando com uma agenda de bolso, onde anoto as idéias que vão surgindo, e já preparo o esboço de como será a piada.




2° passo:
Lápis (+/- 10 min)

Com ajuda de um gabarito de personagens que montei , faço um desenho não muito detalhado à lápis (na verdade lapiseira 0.5mm) num tamanho padrão. Esse gabarito ajuda a manter sempre a mesma proporção das personagens, desenhadas numa folha A4 - paisagem.


3° passo:
Caneta (+/- 7 min)

Depois do lápis, desenho novamente com caneta preta (gosto de uma com tinta gel). Somente as personagens.



4° passo:
Digitalização e tratamento (+/- 18 min)

Depois de escanear a imagem, vem o retoque no Photoshop, usando a Tablet. Nesse estágio corrigo algumas imperfeições e detalhes que a caneta normal não consegue criar, normalmente gasto bastante tempo nessa etapa. Separo a cor preta em uma nova camada/layer.






5° passo: Cores básicas (+/- 3 min)

Essa é a parte mais rápida de todo o processo. Abro uma paleta de cores padrão e aplico na imagem.




6° passo: Sombreamento e Detalhes (+/- 10 min)

Essa é outra parte "chatinha", principalmente no Cabeço, onde o cinza (sombra no branco) e o zíper vermelho tem que ser desenhados com "pincel", o resto das sobras é outra ferramenta própria, que dispensa a escolha de cores, com um contraste menos definido.




7° passo:
Vetorização (+/- 5 min)

Finalizada a parte de cores e sombras, exporto a imagem para o CorelDraw, onde ela é vetorizada e aplicada no modelo de tamanho padrão de tiras.




8° passo:
Fundo e texto (+/- 7 min)

Depois de vetorizado, vem a escolha do fundo (na qual sempre tento usar uma foto que bati), cor transparente (acima da foto) e texto/balões.




9° passo: Finalização

Depois a imagem é exportada novamente para o Photoshop e redimensionada/tratada para o tamanho padrão do site, de 770px de largura - um tamanho que não cria barra de rolagem horizontal para os que usam 800x600 como resolução de vídeo.




Somando tudo, dá mais ou menos 1h de trabalho para cada tira - no mínimo, tem tiras que levo bem mais tempo. Claro que não contei o tempo de criação e de publicação no site, que ainda conta com algumas coisas em HTML para fazer.

Também tem outros fatores que gastam mais tempo: novos personagens, aplicação de texturas, número de quadros, etc.

Existem "n" maneira de se fazer tiras. O principal é a piada, mas um acabamento sempre ajuda. Na próxima vez que visitarem uma webcomics, lembrem-se que a tira não sai do nada.

;-)




2 comentários:

Anônimo disse...

Meus parabéns!!
Beijinho
Mu

Joseph Dionisio Biesek Rocco disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.