por HenriqueFD (QuadrinhoDigital.com.br)
O ano de 2004 começou mais engraçado com a inauguração, no dia 1 de janeiro, da webcomic Pagando o Pato, de Joatan Preis Dutra. O personagem principal da webcomic parece mais com uma versão alcóolatra do Pato Donald, chamado por seus amigos de Cabeço, provavelmente por causa de sua enorme cabeça. Todos os outros personagens também são animais antropomorfizados e juntos descrevem de forma humorada situações do nosso cotidiano.
A idéia da webcomic surgiu no reveillon de 2004, na Alemanha, data em que Joatan admite ter feito muita besteira, o que eventualmente acabou servindo como inspiração artística! Como todo quadrinista, Joatan sempre sonhou em viver de fazer quadrinhos. Chegou até a criar uma segunda webcomic chamada Robocínio, que ao contrário de Pagando o Pato, é uma webcomic de tirinhas animadas. Ambas webcomics são publicadas no site de sua empresa, a Mutação, Arte em Internet e Gráfica.
Durante sua jornada de 4 anos, Pagando o Pato manteve um ritmo crescente de leitores, vendeu merchandises como camisetas e canecas, e Joatan sempre se preocupou em manter constantes suas atualizações, o que considera, corretamente, como um profissionalismo necessário para qualquer um que queira publicar online. Foram quaze 400 atualizações em 4 anos, contando as tirinhas, cartuns e atualizações especiais, o que dá uma média de 2 atualizações semanais. Isso sem contar que ele também publicava em inglês e alemão e mantinha uma segunda webcomic!
A última atualização de Pagando o Pato foi no dia 6 de fevereiro de 2008 e ninguém melhor do que o próprio autor para explicar porque resolveu interromper a publicação de sua webcomic:
“Uma das coisas que sempre me motivou, foi querer um dia viver somente de fazer quadrinhos. Com isso veio o ritmo de criar e publicar tiras 3x por semana, o que soma esforço, tempo e dedicação.
Tive alguns ganhos através da loja do site (camisetas e canecas), mas não foram suficientes para manter um ritmo profissional de publicação - o que significa: tenho que trabalhar em outro ramo para poder manter esse site e carreira; fazendo crer que viver de quadrinhos no Brasil está mais para “sonho” do que “possibilidade.
Poderia simplesmente desencanar e fazer por diversão, sem data fixa de atualização do site, mas qual seria o objetivo disso? Será que des-profissionalizar é a solução? Prefiro pensar que não, então resolvi parar, fechar a conta e me dedicar à mutação (minha empresa).“
Desejamos boa sorte ao Joatan e torcemos para que o fim de Pagando o Pato seja como a morte do Super Homem e que ele retorne com seu humor, que com certeza, irá fazer falta! Para conhecer a webcomic Pagando o Pato, clique aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário