segunda-feira, fevereiro 27, 2006

Capitulo XIII - Do Destino e das Correcões.

Pois que mais uma vez escrevo algumas palavras neste tão relegado blog. Eis então que algum sábio me pergunta: "Hey, mas como você comeca a escrever do capítulo XIII? Encontram-se onde os primeiros?". E com toda a calma que a vida e a experiência me deram, calmamente respondo. "Porque sim. Eu gosto de números romanos e escrever I não tem graca!". E o título ficou bonito tambem, não? Parece um capítulo de Dom Casmurro ou coisa que o valha, não fosse a crônica falta de cedilha neste teclado alemão.

Pra lá com especulacões desimportantes, vamos ao que viemos. Hoje escrevo, como o título indica, sobre o destino e sobre as correcões. O que uma coisa tem a ver com a outra? Primeiro, eu já fui repreendido devido ao meu uso do "a ver"; me disseram que o correto seria "haver". Pois que eu vi um artigo da folha onde estava escrito "a ver". Não que artigos da folha merecam ser utilizados como parâmetros de bom português, já vi tanta porcaria lá, mas acontece que não era um texto de jornalista mas sim um texto traduzido do inglês. Logo, suponho que tenha sido traduzido por um tradutor, um ser que estudou em profundidade as duas linguas e que deve saber do que está falando. Então vou continuar usando "a ver" até que me provem o contrário. E tenha certeza de que sou facilmente convencido por uma gramática qualquer.

Segundo, e mais relevante, eu sempre acreditei que o destino era o grande ator das correcões necessárias na vida. Sempre que a vida te dá uma tacada na cabeca, alguma coisa sai muito errado, muito fora dos trilhos, pode ter certeza que tem um motivo. E pode ter certeza de que o destino vai arrumar isso. Notem que eu não estou falando de ficar sentado em casa o dia todo assistindo televisão esperando que o destino arrume sua vida. Você não pode parar, tem que ir atrás e, quando menos esperar, será recompensado. É o velho lema do pessoal de Darmstadt : "Calma, pois no fim, tudo dá certo. Se não tá certo, não chegou no fim".

Agora a dúvida que fica é o porquê de eu estar falando sobre essas coisas que parecem tão abstratas assim, de uma hora pra outra. É claro que tenho um motivo, um bom motivo. A história comeca quando ainda vivíamos no palácio. Para aqueles esquecidos, palácio é o nome carinhoso que dávamos para o projeto de cortico em que moramos por 6 meses. Naquela época dura, a coisa estava preta mesmo, não tínhamos nenhuma perspectiva de conseguir algum emprego pra poder viver por aqui, o euro chegava a 3,7 reais (hoje está uns 2,5!) e a vida era só desencanto. Neste momento financeira e emocionalmente ruim, foram anunciados 3 shows em Hamburg (HH) : Radiohead, Belle and Sebastian e Stereolab! Imperdíveis! Relativamente baratos! Tudo perfeito, não fosse pelo fato de que a gente simplesmente não podia bancar uma ida até HH, que fica a uma hora daqui, e muito menos os ingressos. Não nos restou nada além de resignacão.

Eis que então agora, mais de 2 anos depois disso, vivemos na gloriosa Villa do Teto Amarelo. Não estamos ricos e não temos nenhuma perspectiva de ficar. Porém a vida já é outra e felizmente podemos nos dar ao luxo de alguns gastos. Porém, nestes 2 anos não surgiu nenhuma oportunidade de assistir a algum show que me interessasse realmente (ok, o Johnny viu Coldplay e Oasis, mas eu estava no Brasil). A um tempo atrás surgiu um boato de que Os Mutantes iriam se reunir e fazer um show em londres. Depois de muita especulacão, ontem descobrimos que é verdade e entramos na net pra comprar os ingressos! Como o show é em londres, pensamos: "Vamos ver se tem mais alguns shows na mesma época, pra aproveitar a viagem". Então eu entrei no site do Belle and Sebastian e bum! Não é que eles marcaram um show aqui em HH?!?! Lógico que hoje cedo já fui direto na loja de tickets e comprei os nossos! Agora só falta comprar o do Os Mutantes hoje a noite!!!

É por isso que eu digo. Depois de 2 anos, o destino corrigiu a nossa decepcão e nos presenteou com 2 shows. Ainda vou ter que esperar pra rever Radiohead e pra ver Stereolab, mas quem diria que eu iria ver Os Mutantes?! E alguém já viu tanta enrolacão pra mostrar que temos ingressos pro Belle and Sebastian???

Segue aqui uma vista dos ingressos e a letra da música que eu mais gosto do último album (The Life Pursuit). Abracos a todos!
Bart, com mais uma correcão do destino



Dress Up In You

I'm the singer, I'm the singer in the band
You're the loser, I won't dismiss you out of hand
Cos you've got a beautiful face
It will take you places

You kept running
You've got money, you've got fame
Every morning I see your picture from the train
Now you're an actress!
So says your résumé
You're made of card
You couldn't act your way out of a paper bag

You got lucky, you ain't talking to me now
Little Miss Plucky
Pluck your eyebrows for the crowd
Get on the airplane
You give me stomach pain
I wish that you were here
We would have had a lot to talk about

We had a deal there
We nearly signed it with our blood
An understanding
I thought that you would keep your word
I'm disappointed
I'm aggravated
It's a fault I have, I know
When things don't go my way I have to

Blow up in the face of my rivals
I swear and I rant, I make quite an arrival
The men are surprised by the language
They act so discreet, they are hypocrites so fuck them too!

I always loved you
You always had a lot of style
I'd hate to see you on the pile
Of 'nearly-made-it's
You've got the essence, dear
If I could have a second skin
I'd probably dress up in you

You're a star now, I am fixing people's nails
I'm knitting jumpers, I'm working after hours
I've got a boyfriend, I've got a feeling that he's seeing someone else
He always had a thing for you as well

Blow in the face of my rivals
I swear and I rant, I make quite an arrival
The men are surprised by the language
They act so discreet, they are hypocrites forget them
So fuck them too!

3 comentários:

Anônimo disse...

A maior parte das pessoas interpreta destino como aquela linha pré-escrita da qual não se tem como fugir. Eu nao acredito nela. E me parece que voce tambem nao, nao é causado pelo destino o que voce descreveu ... é reaçao!

bom show! fico feliz que tenha conseguido .. se puder assistir um do nine inch nails pense a respeito - é estranho mas muito bom! (www.nin.com) --

Anônimo disse...

Bart, sei que não é o xis da questão, mas só dando palpite:

"A ver" existe sim:
tem algo a ver = has something to do

Mas "A um tempo atrás" é com o verbo haver: "Há um tempo atrás"

Por falar em shows e destino, vc viu o line up do Southside Festival, que acontecerá na época da Copa, em Ba-Wü?

Bart disse...

Digo,
na sua frase tem uma contradicao. Vc diz que a minha interpretacao de destino nao é a linha pré-escrita e depois diz que nao foi o destino e sim reacao. Bem, na minha interpretacao de destino, foi ele sim! Só que ele nao é pré-escrito, a gente tem que ir atrás. É como me dizia o meu prof. de jiu-jitsu: "Impressionante! Quanto mais eu treino, mais sorte tenho nos campeonatos!".

Bruno, sim, depois de muito discutir com minha mae, chegamos a essa conclusão também. Aliás, a culpa de eu ter essa confusão desde o princípio é do Marcafonso, que dizia "nao tem nada haver" quando queria dizer "has nothing to do".
Quanto ao festival, eu nao tive tempo de olhar, mas acho Ba-Wü meio longe pra mim, estarei em contencoes continuas de gastos. Mas eu sei que aquele festival aqui perto de Hannover é muito bom!

Abracos aos dois!