quarta-feira, junho 28, 2006

Brasil x Gana - Dortmund

Para mim a viagem já havia comecado antes, sai de Kiel direto pra Strasbourg (Franca), mais precisamente em Kehl - fronteira no sul da Alemanha, passei por Munique, Stuttgart para entao estar em Dortmund na Terca (quem sabe faco um post mais tarde sobre essa viagem prévia).

Chegando em Dortmund, e reunindo o time: Eu, Thiago, Bruno, Herbie, Carlao e Lara, comeca finalmente as oitavas de final. Cervejinhas fora do estádio, um monte de brasileiros, esporro e bagunca.

O clima foi diferente de Berlin. Em Berlin era a estréia do Brasil, todo mundo na expectativa, sol e calor. Em Dortmund o jogo era para "cumprir tabela", nublado e friozinho.

Dentro do estádio, cada um foi pro seu lado. Dessa vez sentei no meio de um monte de alemaes secadores. Os caras tiveram as manhas de comprar camisa e bandeiras de Gana. Coisa que nao entendo... No Brasil, tu pode até secar os outros times, mas "vestir a camisa" é muita trouxisse...

Lá estava eu sentado, ouvindo o tempo todo "GANA". Já estava ficando irritado com isso, mas olhando a cara de trouxa da galera, até fiquei com pena e desencanei. O negócio é aproveitar a partida, da selecao ondeu EU nasci.

Quando o Brasil fez o primeiro gol, me virei para a galera secadora e comecei a comemorar mandando todo mundo se fuder!
No segundo, coloquei a mao atrás da orelha no estilo "cade voces que nao estou escutando?".
No terceiro, veio gente apertar minha mao hehehehe

Saindo do estádio, era a "festa do torcedor brasileiro", como diria o Galvao.

Provocacoes no estilo Fair Play - normal. O engracado era ver alguns torcedores de Gana dizendo que foram melhores, mas perderam (hummmmm OK, o médico disse para nao contrariar).

Agora que o Brasil passou, quero ver se os alemaes secadores vao vestir a camisa/bandeira da Franca no proximo jogo. Acho que deveriam se preocupar mais com a Argentina.

Depois fomos pra estacao de trem e vimos que só rolava de pegar um as 01:38 para Hamburg, chegando perto das 07h em Kiel. Entao decidimos gastar esse tempo na cidade. (o jogo foi as 17h)

Nao dá para comparar Copa do Mundo com Kieler Woche, mas foi impressionante ver que a cidade de Dortmund era toda em festa, sem perder o pique. Comecamos as 22h, e quando saimos para pegar o trem, a festa continuava no mesmo ritmo. Aqui, voce pega a melhor noite da Kieler Woche, leia-se o maior evento local, a parada já murcha depois da meia noite. Em Dortmund era festa por todos os cantos, mulata de biquini dancando, gringo babando, torcidas interagindo, gente bebendo, dancando, etc.

Só conheci mesmo a cidade na noite, e como é copa do mundo nao dá para se ter uma avaliacao real. Mas me pareceu uma cidade bem legal e festeira. A cidade em si é bem planejada: ruas largas, parte velha, parte nova. Superou as expectativas. Parabéns Dortmund!

Voltando ao jogo, até torco pra final ser Brasil x Alemanha, acho que seria melhor para o evento em si. O engracado é ver que a galera nativa realmente acredita que vao ganhar. Ficam o tempo todo cantando "Berlin, Berlin, nós vamos pra Berlin" - onde vai ser a final, ou ainda "Finale oh oh, Finale oh oh oh" (estilo Volare, Volare).

É curiosa essa diferenca. No Brasil a galera canta "Hexa Campeao", e nao "final, vamos pra final". O segundo lugar é o primeiro perdedor, como já disse o Nelson Piquet.

Para nao perder o costume, aqui vai minha foto do jogo (tem que clicar na figura para ver maior):

Nenhum comentário: