segunda-feira, março 30, 2009

Brasil "a favor" da Censura

Oi,

a nossa cerveja ficou pronta e está muito boa por sinal. Mas eu vou deixar esse post pra depois, pois tem uma coisa mais séria a ser tratada agora.

Alguns países de maioria muçulmana tem um grupo chamado "Organization of the Islamic Conference" (OIC). Esses países entraram com uma resolução no conselho de diretos humanos da ONU que visa "combater a difamação de religiões". Em resumo, isso significa censurar qualquer tipo de idéia que vá contra uma religião.

Não precisa nem dizer que:

* isso vai contra o próprio objetivo do conselho de direitos humanos, que tem como um de seus princípios básicos a liberdade de expressão.
* é uma resolução contraditória, pois a maioria das religiões prega que ela é a única correta, ou seja, todas as outras estão erradas (o que vai contra o dogma das outras).
* "difamação" implica que o que está sendo dito não é a verdade, ou seja, que se está contando uma mentira. Como religiões são dogmáticas, elas estão fadadas a ficarem obsoletas e várias verdades que forem ditas sobre elas serão chamadas de "difamação".

De qualquer maneira, isso não me preocuparia tanto se a resolução não fosse aprovada, ou fosse aprovada somente com o apoio de estados claramente ditatoriais, que tem muito a ganhar com a "legitimidade" pra censura que essa resolução garante.

O maior problema é que ela foi aprovada e o Brasil não votou contra! Eu digo que o Brasil foi "a favor", entre aspas, porque se absteve! Como assim? O Brasil não tem nada a dizer sobre esse assunto? O Brasil não é a favor da liberdade de expressão? A julgar pelo jeito que nosso atual governo tolera as coisas que estão acontecendo na América Latina, realmente, o governo brasileiro parece ser contra qualquer tipo de liberdade!

Aqui vai a lista dos países que votaram:

In favour (23): Angola, Azerbaijan, Bahrain, Bangladesh, Bolivia, Cameroon, China, Cuba, Djibouti, Egypt, Gabon, Indonesia, Jordan, Malaysia, Nicaragua, Nigeria, Pakistan, Philippines, Qatar, Russian Federation, Saudi Arabia, Senegal, and South Africa.

Against (11): Canada, Chile, France, Germany, Italy, Netherlands, Slovakia, Slovenia, Switzerland, Ukraine, and United Kingdom.

Abstentions (13):Argentina, Bosnia and Herzegovina, Brazil, Burkina Faso, Ghana, India, Japan, Madagascar, Mauritius, Mexico, Republic of Korea, Uruguay, and Zambia.

Fala sério. Eu entendo o motivo daqueles países votarem a favor, mas Argentina, Brasil, Índia, Japão, México, Coreia e Uruguai se absterem de votar é um absurdo! Ainda bem que é uma resolução "non-abiding"!!

E mais. Eu não consegui achar NENHUMA notícia na mídia brasileira falando sobre o assunto! Eu confesso que não procurei muito, mas não achei nada nos meios que eu normalmente uso. E tratando-se de um assunto tão importante, isso teria que ser notícia de capa!

Pra quem se interessar aqui vão alguns links. Estão em inglês, pois não achei nada em português.

Press Release da UN (procure por "intolerance" pra chegar na seção)

Notícia no CNS News

Notícia no Europenews

Eu nao gosto muito da CNN, mas aqui um video com algum bom conteúdo sobre o assunto.

Cuidado. Imagine que se isso fosse lei, esse post aqui provavelmente seria censurado. Pense nisso.
Bart

Nenhum comentário: