segunda-feira, março 23, 2009

Produzindo sua propria Stout - Partes 2 e 3

Olás,

pois é, com tanto pra fazer, não consegui manter o blog atualizado com o andamento da cerveja. Então aqui vão as partes 2 e 3 ao mesmo tempo. Pra quem não se lembra, a gente começou a fazer uma Stout no dia 22 do mês passado, um domingo. Na quinta-feira seguinte, eu postei mostrando que a fermentação já tinha começado.


Parte 2


Alguns dias depois, na segunda-feira seguinte, a gente teve que mudar a cerveja do balde de fermentação pro carboy (esse galão de vidro). Uma coisa que eu não disse da outra vez é que tudo que entra em contato com a cerveja depois de cozinhar tem que ser sanitizado, pra que não tenha perigo de estragar. Pra isso, a gente usa esse liquidozinho meio marrom em tudo. Nessa foto vocês podem me ver limpando o carboy e o caninho de molho no sanitizador.



Daí o próximo passo é abrir o balde pra ver como tá a cerveja. É um saco abrir o balde porque a tampa dele é super bem fechada. Mas olha que beleza! Um pouco da sujeira da fermentação fica pras bordas (dá pra ver que a cerveja subiu durante a fermentação) e a grande maioria fica no fundo.



Agora a gente usa o caninho pra puxar a cerveja pro carboy, no estilo de tirar gasolina do tanque do carro. A parte que vai no balde é mais firme e o grampo azul permite ajustar pra pegar só a parte limpa da cerveja, deixando no fundo a sujeira (que vai pro meu jardim também).



Outra coisa que esqueci de mencionar é que a gente usa um hidrômetro pra ter uma idéia de quanto álcool tem na cerveja. Da outra vez, antes de colocar no balde pra fermentar, a gente mediu a cerveja como nessa foto, e estava com 6% de álcool potencial (ou 1.045 gravity). Isso serve somente pra comparar com o valor medido depois da fermentação.



Como vocês podem ver nessa foto, depois da fermentação a cerveja estava com uns 2,5% (1.020). Isso significa que a fermentação gerou 6 - 2,5 = 3,5% de álcool. Durante o tempo que a cerveja fica no carboy ela tem uma segunda fermentação que pode aumentar esse teor. Mas na prática, na nossa experiência, a segunda fermentação não faz muito, e o teor final é mais ou menos esse.




Parte 3


Alguns dias no carboy e é hora de engarrafar. E haja garrafa! A gente tem feito um esforço danado de beber um monte de cerveja pra juntar garrafa. As melhores são da Grölsch, porque tem tampinha própria e não gastam nossas tampinhas, além de ser mais fácil de fechar. Mas o mais chato mesmo é limpar todas essas garrafas e depois ainda sanitizar com nosso liquidozinho mágico. Aqui um close de algumas garrafas.



Aqui tá o carboy cheio depois da segunda fermentação. Usando o mesmo processo de puxar gasolina, a gente passa a cerveja do carboy de volta pro balde.



Enquanto vai passando pro balde, a gente vai adicionando o açúcar final, ou "prime sugar". Esse serve pra carbonatar a cerveja, pra ficar "com gás". E não é que tá começando a parecer com a Guinness?? Na ja, o gosto tá bom já (dá pra tomar um golinho), mas não vai ser Guinness não. Tá mais pra uma Imperial Stout (o que é bom também!).



Agora tem que engarrafar. A gente usa uma outra ponta que encaixa no caninho. Nela tem uma pontinha de plástico que, quando a gente aperta no fundo da garrafa, deixa líquido passar. Daí é só fazer pressão (de novo, como passar gasolina) e ir enchendo cada garrafa. Nessa foto a gente tá enchendo a nossa "garrafa VIP", de 2L, que a gente comprou numa cervejaria em Albany, a Pump Station. Só existem 2 dessas garrafas disponíveis aqui, senão ia acabar muito rápido nossa produção ;-)



Finalmente falta só tampar! Pras garrafas que precisam de tampinha (todas menos as Grölsch e as VIP), a gente precisa comprar tampinhas virgens, ou seja, não servem tampinhas usadas. Aliás, também não é muito bom usar garrafa com aquelas tampinhas sai-fácil, com rosca. Elas podem quebrar no nosso tampador arcaico, e também podem ficar mal fechadas e estragar.



Pois é, isso foi terminado dia 8. No fim de semana que vem vai fazer 3 semanas que elas estão na garrafa, então já vai dar pra provar uma! Eu mantenho vocês atualizados!

Abraços!
Bart

Nenhum comentário: