quinta-feira, outubro 07, 2010

Próximo passo para a cerveja artesanal: plantando lúpulo

Muita gente no mundo ama cerveja e se diz entendido do negócio. Pouca gente, porém, realmente entende dos ingredientes necessários à fabricação da cerveja. A lei alemã de pureza, ou Reinheitsgebot, dita que somente água, malte de cevada e lúpulo podem ser usados na fabricação (sem contar a levedura, que eles não sabiam da existência na época). A maior parte da cerveja é, obviamente, água. Cevada é uma planta parecida com o trigo. Pra cerveja, faz-se malte da cevada: um processo em que você encharca os grãos de cevada, deixa que germinem e corta a germinação secando e torrando os grãos. Finalmente, lúpulo é usado pra aromatização e sabor. Usa-se somente um pouco de lúpulo (mais ou menos 10g de lúpulo seco por 20 litros de cerveja).

Em minha busca por fazer uma cerveja realmente artesanal (veja o capítulo da Stout) eu pensei em produzir todos os ingredientes em casa. Isto é, eu queria plantar minha própria cevada e meu próprio lúpulo. Porém, cevada precisa de muito espaço pra produzir o necessário. Então eu resolvi aproveitar que estou em um clima frio e plantar meu próprio lúpulo. A planta é uma erva bem relacionada com a canabis, e uma ou duas plantas seriam mais que suficientes pra produzir lúpulo suficiente pra minha produção atual. Encurtando a história, eu encomendei 6 pés (pois alguns podiam morrer na viagem de correio) e acabei recebendo 12. O lúpulo é como uma vinha, e precisa de um suporte pra subir, podendo crescer até uns 30cm por dia e chegando a mais de 3m. Eu preferi plantar em vasos (pois meu solo não é dos melhores ainda) e usei cizal pras ervas subirem. A gente plantou duas variedades, Hallertau (que é um lúpulo nobre, pra dar sabor) e Cascade (que é mais forte, pra dar amargor). Infelizmente não tirei foto das mudas, mas aqui vai uma do meu jardim quando já estavam subindo (esses são lúpulos de Hallertau).



E essa aqui é de um pé que a gente colocou na sacada, meio que decorativo. O pezinho da esquerda ficou num vaso menor, nem achei que ele ia vingar, mas tá aguentando bem. O da esquerda é Hallertau, o maior é Cascade.




O Cascade deveria ser mais forte já que ele foi desenvolvido exatamente pro clima da américa do norte. Por alguma razão somente os de Hallertau deram uma boa colheita. Vamos ver ano que vem. Nessa foto vocês podem ver a flor do lúpulo no pé. Ali no meio daquele conezinho tem uma espécie de liquido amarelado e grudento, que é o que nos interessa. Note que todas as plantas são fêmeas, pois não queremos polinização.



Bom, essa foi a colheita total deste ano. Eu achei ótimo, já que no primeiro ano as plantas estão mais preocupadas em estabelecer o sistema de raízes e gastam bastante energia nisso. Ano que vem provavelmente teremos mais.



Eu deixei essa bandeja no sol por mais ou menos uma semana até que os cones ficaram completamente secos. Daí o negócio foi empacotar os cones, retirando o máximo possível de ar. E agora esse pacotão aí tá no meu freezer, esperando o próximo batch de cerveja. Eu ainda nem sei direito como medir e usar, pois estava acostumado com os pellets que a gente já compra ressecado e preparado na medida. Quando eu tiver algum resultado eu posto aqui.




Agora meu jardim está vazio. Eu cortei todos os pés bem perto da raiz e cobri de folhas e composta. Se plantados diretamente na terra, eles aguentam o inverno bem (até -20oC) e na próxima primavera brotam de novo. Mas em vasos a raiz fica muito desprotegida, então eu vou colocar na garagem, onde não fica tão frio. Tomara que sobrevivam o inverno!

15 comentários:

Anônimo disse...

MAs onde foi que vc encomendou essas mudas?

Bart disse...

Comprei na Richters, aqui no Canada:

http://www.richters.com/

[]s!

Martin disse...

Achei interetessante sobre o lúpulo! Comecei a fazer cerveja tbém a pouco tempo, vc tem um e-mail? Onde acho informações como plantar lúpulo? Quais são as exigências q o lúpulo exige, tempo, luminosidade, etc. Moro em Curitiba.

Bart disse...

Eu usei esse ótimo manual da Crannog Ales pra aprender sobre como plantar lupulo. Ele eh direcionado a producoes maiores do que a minha, mas ajudou um monte.

http://www.crannogales.com/site/manual.php

O lupulo eh uma planta de clima frio. No inverno a vinha morre, fica soh a raiz enterrada (mesmo debaixo de neve). Na primavera ela cresce de novo (vive mais de uma decada, se bem cuidada). Ela gosta de bastante sol, mas nao de extremo calor. Nao tenho idéia de onde conseguir mudas no Brasil, e nem se ela se adaptaria ao clima, mas Curitiba parece ser na região com mais chances de funcionar.

Anônimo disse...

Olá bom dia..... Estou montando uma cozinha,direcionada a fabricação de cerveja artesanal. E gostaria de seguir "ao pé da letra" a lei de pureza, adquiri equipamento para que cada braçada seja de 200lts (100 de cada tipo ou 200 do mesmo),
porem ate agora não achei uma explicação como usar o próprio MOSTO para fazer a gaseificação, você saberia a litragem em proporção a quantidade total de chopp.

(jcfinkbeiner@gmail.com)

Cervejeiro Martin disse...

Saudações Tiago! Eu estou com uma dúvida, estou com 2 rizomas(Willamette e Columbus). Segundo o manual, planta-se na primavera, mas até lá, onde os armazeno? Estão na geladeira quase 30 dias, não é melhor colocá-los em vazinhos e qdo passar inverno, plant-os no solo? O cheiro deles está ficando ruim... Qquer dica, o mais rápido possível pra não perdê-los, eu agradeço.

Bart disse...

@Anonimo - me desculpe mas eu normalmente faco bracadas pequenas, de 20L no maximo. Nao faco ideia de como fazer com bracadas tao grandes.

@Martin - lupulo eh comum em clima frio. Isso significa que tem que plantar na primavera pra ele crescer o suficiente durenta primavera/verao pra aguentar o outono/inverno rigoroso. Se voce estiver em um clima mais ameno, pode provavelmente plantar em qualquer epoca. Se estiver muito frio, voce pode plantar em um vaso dentro de casa, e planta no chao depois, na primavera. Das minhas 12 plantas de lupulo, 9 estao em vasos grandes ateh hoje!

Cervejeiro Martin disse...

Saudações Thiago! Alles Gut?
Ainda faz cerveja? Ou cultiva lúpulo? Estou estudando bastante a grow hops... Parece que vou ter que usar luz artificial suplementar. Plantei Columbus nesse domingo num vaso grande, sem luz MH ou Sol suficiente, eles morrem? Ou não? Quanto tempo em média demora pra eles brotarem? Depende bem da luz é claro, dizem pra deixar 16 a 18h luz nas 1º semanas de crescimento, depois dá pra diminuir. Tem alguma dica? Obrigado.

Bart disse...

Cara, na verdade eu nao estudei muito sobre lupulo. Eu simplesmente comprei as mudas e plantei. Eu to no 3o ano agora e eles continuam quase na mesma. No inverno eles perdem todas as folhas e os caules, fica soh a raiz. Daih na primavera vem os brotos, que crescem bastante. No fim do verao vem a colheita (mas soh nos caules que cresceram mais que 3m mais ou menos). Daih o ciclo se repete.

Eu tenho Cascade e Hallertau.

Eu nao sei como fazer pra isso funcionar no Brasil, eu nunca precisei controlar luz ou fazer algo pra eles brotarem...

Anônimo disse...

Boa tarde, amigo plantei vinte sementes de lupulo, já tem plantas nascendo mas eu não sei como ele é quando é qequeno se vc ou algum amigo tiver uma foto de como ele é quando é broto por favor me mande o link ou a foto.

novamidia@ibest.com.br

obrigado

Anônimo disse...

Boa tarde a todos.
Eu desenvolvo pesquisa na UFPR para introdução da cultura do lúpulo no Brasil. Posso sanar as dúvidas quanto ao desenvolvimento e produção da planta.
Meu contato: felipefrancisco@agronomo.eng.br

Eu tenho interesse em saber, sobre os cultivares que vocês tem e como estão se saindo.

Eu tenho 7 cultivares em produção e logo outros mais estarão a campo.

Vamos torcer para em breve termos lúpulo nacional sendo produzido.

Obrigado!

Unknown disse...

Prezado!

Passados estes anos de produção de lúpulo, como ficaram as cervejas produzidas com ele?
Em que cidade vc plantou?

Um abraço.

Felipe
Cervejeiro Artesanal

Unknown disse...

Olá Bart! Gostaria de comprar rizomas de lúpulo tb. Visitei o site que vc comprou e fiquei com dúvida quanto a fiscalização sanitária. Por ocasião da compra vc teve que solicitar autorização de importação junto ao ministério da agricultura?

Anônimo disse...

encontre os melhores lúpulos (citra, centennial,Simcoe,Amarillo entre outros) em
www.homebrewers.com.br

GUILHERME ROTH disse...

Tem um site muito bom para comprar aqui no Brasil. No www.lupulodarecosta.com