sexta-feira, outubro 21, 2005

Oasis (20/10/05 - Hamburg)



Ontem fui no show do Oasis em Hamburg.
Foi um show muito massa, e é curioso ver as diferencas entre um show deles e do Coldplay (no qual fui também - entao a comparacao é sempre constante).

Apesar das duas bandas serem do mainstream britanico, e terem mais ou menos um público em comum, a diferenca já se fazia perceber na entrada do show.

No Coldplay, todo mundo ficava na boa... apenas esperando abrir os portoes. No Oasis a galera já ficava enchenco a cara, tocando violao (só Oasis, claro, com muitos erros de ingles - normal), com bandeiras da Union Jack (a bandeira britanica).

O show do Coldplay teve como pontos positivos: ser Open Air, e ter o Richard Aschcroft como "special guest". O do Oasis foi em um estádio fechado (menor) e teve como "special guest" a banda Art Brut.

Nao sei se o Art Brut toca no Brasil, mas aqui na MTV alema eles tem um clip que passa bastante, nao lembro o nome da música, mas o refrao sempre fala "a brand new girlfriend". Nesse clipe o vocalista usa um bigode canastrao pra caralho, e um chapeuzinho terceira idade. Achei que fosse uma "liberdade poética" do video clipe, mas nao, o cara é assim mesmo. Mas vamos dizer que ele foi bastante "esforcado" no show. Todo o repertório era praticamente igual, engracado foi no momento em que falhou o microfone dele, e dai ele desceu do palco e comecou a cantar berrando na beira. Só para terminar sobre o Art Brut, vale dizer que os caras nem tinham equipe, acabou o show eles mesmos tiveram que tirar as paradas do palco. Muito engracado.

Nesse momento lá estava eu na quinta fila, bem em frente ao vocal. Quando comecou o show do Oasis, foi um empurra-empurra do caralho! Sem nocao! Tava tao foda, que na terceira música resolvi ir para trás. Essa foi outra diferenca gritante com o show do Coldplay. Nele todo mundo ficava paradinho... alguns cantando... nao sei se faz parte do jeito "cool" dos fans do Coldplay, mas posso dizer que no Oasis a galera quebrou tudo!
Era copos de cerveja voando o tempo todo, empurra e mais empurra, pulando, cantando todas as músicas.

Deu para sacar que a galera era mais fanática. E percebi que tinham também muitos britanicos presentes. Eu estava com a minha camisa do time de Rugby da Irlanda (que na verdade comprei na Escócia), lá pelas tantas, no meio da muvuca, veio um cara me abracando, falando um monte de coisas em ingles, empolgado pra caralho, dai me pergundou "Are You Irish?", eu fiz um "nao" com a cabeca, dai ele retruca "Cool! I'm Irish too!" e ficou pulando igual a um maniaco na galera - chegou uma hora que o seguranca veio baixar a bola dele. Deu para notar que os britanicos eram os mais "agitadores" da platéia.

O show foi muito profissional, como era de se esperar. O Liam naquela cara dele de sempre, que nao pode rir para nao ser cool, e o Noel também. Como já conhecia isso, achei normal. Lá pelas tantas o Liam pergunta pro público se tem algum ingles presente. Algumas maos se levantam, dai ele dedida a proxima música: Cigarettes and Alcohol. Algumas músicas depois, o Noel resolve fazer a diplomacia e pergunta quantos alemaes estao lá.

O legal de ver show é sacar a performance da banda, e ver coisas inusitadas, como o Liam equilibrando o pandeiro meia-lua na cabeca, antes de jogá-lo ao público. Gosto muito do Noel cantando, mas a comparacao entre os dois ao vivo é covardia... Noel mandou muito bem na Don't Look Back In Anger, mas no restante em que cantou solo nao teve tanta forca. Já o Liam mandou ver!

Como o show foi em um ginásio, tinha o palco, mas mais atrás tinha a arquibancada, entao deixei da muvuca e peguei um bom lugar, vendo o show com uma vista legal, e ainda tomando umas geladas! Acho que foi melhor assim para dizer a verdade, apesar do preco salgado da cerveja...

Fica meio difícil passar todas as músicas tocadas, mas no repertório teve (dentre outras):
Fuckin' in the Bushes (abertura, emendando com:)
Lyla
Bring it on Down
Morning Glory
Cigarettes and Alcohol
The Importance of Being Idle
Aqcuiesce
Live Forever
Champagne Supernova
Wonderwall
Rock 'N' Roll Star
Turn Up the Sun
Mucky Fingers
Guess God Thinks I'm Abel
Don't Look Back in Anger
My Generation (cover The Who) (última música - com show de batera)

Eu destacaria como grandes momentos: Champagne Supernova, Don't Look Back In Anger e Guess God Thinks I'm Abel (uma das melhores do último disco).

Vale dizer também, que o Zak - o novo baterista (filho do Beatle Ringo Starr) matou a pau!

O show foi perfeito para quem é fã. Como diria a galera de floripa: Quebra tudo Oasis!





ps: a única coisa foda, foi a volta de trem para Kiel. No vagao do lado teve uma briga entre punks coroas, que resultou no trem parado quase 1h, polícia, bla bla bla mas isso é outra história...

Nenhum comentário: