sábado, setembro 23, 2006

Pensamentos desconexos

Nao tô com saco de escrever muito hoje mas, como estava com algumas idéias na cabeca e nenhuma delas em si vale um post completo, vai um apanhado de idéias.

1) Quem, por favor, alguém neste mundo, que tenha um mínimo que seja de sanidade, nao estou dizendo que seja completamente sao ou que realmente entenda algo que se passa nesse planeta, me explique, por favor, quem eh a "Bruna Surfistinha", pra dizer que a Cicarelli "passou dos limites com seu vídeo"? OK, a Cicarelli apareceu ali com seu "namorado" nuns amassos que nao deveriam ser feitos em publico. Mas por que alguém vai perguntar a opiniao da Bruna Surfistinha sobre isso? Eu nao sei se o que me deixa mais desgostoso eh o fato dela ter alguma opiniao pra dar, o fato de alguem pegar a opiniao dela e colocar na primeira pagina de algum jornal ou site importante ou o fato de que uma pessoa X aparecendo num video se amassando com seu "namorado", algo que todo ser normal nesse mundo faz, seja motivo de tanta repercussao, mais falado talvez do que as merdas que estao acontecendo na politica brasileira. Quando chego de manha no trabalho, ninguem me fala "olha, voce viu que descobriram escutas no telefone do presidente do TSE, que absurdo!". Mas eu escuto "voce viu o video da cicarelli?!?!?!?!".

2) Eu estou agora na inglaterra, mas estarei na alemanha quando acontecera o primeiro turno das eleicoes e, se tiver, estarei lah tambem no segundo. Assim, infelizmente, nao vou votar. O que mais me incomoda nessas eleicoes, como eu jah discuti com um monte de gente, eh o fato do cidadao brasileiro (ok, do brasileiro, nao vamos discutir cidadania) votar em pessoas e nao em partidos. Eu nao entendo como alguem pode dizer "ah, o partido X eh uma merda, mas eu nao to votando no partido, to votando em fulano Y". Nao existe isso! Se eleito, fulano Y vai governar como?? Ele por um acaso foi eleito pra ser ditador por 4 anos?? Nao! Ele vai governar com partido X e todas as suas aliancas e favores, etc. Assim, nao se engane! Nao adianta voce dizer que "Fulano Y nao participa das falcatruas de seu partido", pois fulano Y nao vai governar sem seu partido!

3) Esse pensamento eh diretamente relacionado ao anterior. Eu sou uma pessoa que consegue percorrer argumentacoes complicadas pra chegar a um resultado óbvio, ou pelo menos que todas as pessoas dizem ser óbvio quando anuncio meu resultado. De qualquer forma, é assim que eu sou e nao tem como eu ser diferente. Eu estive ultimamente refletindo como é que o nosso presidente pode ter 50% de intencoes de voto quando tudo o que acontece ao redor dele sao falcatruas, roubos, delitos, crimes, etc; quando todas as pessoas mais proximas dele foram demitidas ou se demitiram por alguma ilegalidade; quando somente nos restam 3 opcoes: ou ele é um idiota completo e realmente nao sabia de nada, ou ele é o maior cínico do mundo e sabia de tudo, ou entao ele sabia "de leve" do que estava acontecendo, mas nao tava nem aí. Bem, o fato é que ainda assim 50% dos brasileiros dizem que vao votar nele (estou assumindo que as pesquisas nao foram manipuladas e etc). E as pessoas se perguntam, como pode isso? Será que o povo é tao imbecil que aceita isso? Porquê? Bem, a resposta dos analistas é a de que o nosso presidente se dedicou aos pobres, criou vários jeitos de distribuir esmola para quem mais precisava de esmola. Outro fato é que em uma democracia, o voto dessa pessoa que recebeu a esmola vale o mesmo tanto que o voto do presidente e que vale o mesmo tanto que o seu voto ou meu. Isso é democracia, e democracia "é o pior sistema de governo que existe, fora todos os outros", parafraseando Churchill, acho. Bom, entao quer dizer que o presidente, apesar de toda merda que fez, vai ser reeleito porque deu esmola a pobres. E a oposicao se sente no direito de dar isso como justificativa. Dizem algo como, "nao eh possivel! ele vai se eleger dando esmola!", como se fosse a coisa mais absurda do mundo. O que eles nao vêm, é que o presidente só pode controlar tanta gente assim com esmola, porque existe tanta gente assim! Elas estao lah, essas pesssoas. E elas votam. E elas sao o resultado de 500 anos de governos de pessoas e partidos que resultaram no que hoje é a nossa oposicao. Quer dizer, se o pessoal que tah na oposicao hoje tivesse feito o servico direito, nao teriamos esse contingente de pessoas que se deixam levar com esmola. Ou seja, a culpa, no fim das contas, é da propria oposicao. E eu nao quero dizer que acho certo que essas pessoas votem no presidente (jah que acho que elas vao ficar na esmola pra sempre), mas acho que votar nele é a conclusao mais obvia que possa passar na mente delas (afinal, alguém, pela segunda vez na história, olhos pra elas).

4) Eu tenho lido bastante ultimamente. Hoje acabei um livro de um tal de Nick Hornby, que escreveu o livro que deu origem àquele filme High Fidelity, que nao assisti. O livro se chama "A long way down", é interessantezinho, entretenimento. Mas teve uma parte em que uma menina argumenta com a mae dela sobre restaurantes e espacos publicos, que achei interessante. A mae reclamava que ela gostava de grandes lojas de departamentos, de mcdonalds e lojas impessoais. A mae gostava de ir a um restaurante pequeno, aconchegante, ser conhecida dos garcons, dos donos, do manobrista. Ser tratado como pessoa-cliente e nao como um caixa-eletronico-cliente, que dah o dinheiro, recebe a mercadoria e sai fora. A menina argumentava que exatamente o fato dela poder ser totalmente anônima era o que ela gostava das grandes lojas, dos shows enormes, da falta completa de individualidade nesses lugares. Isso me fez lembrar o quanto eu gosto de estar sozinho, de ir a um lugar qualquer e saber que as pessoas a minha volta nao sabem quem eu sou, nao querem saber, nao estao nem aih comigo. E eu me sinto feliz quando isso acontece, porque as vezes eu gosto de simplesmente tomar minha cerveja e pensar. Tem vezes que a gente quer simplesmente pensar e nao quer que ninguem estrague esse momento ou saiba que voce existe. De qualquer forma, eu acho que só consigo realmente gostar de estar sozinho quando eu sei que de uma forma ou de outra, essa minha solidao é uma coisa premeditada, temporaria e que existe alguém nesse mundo que realmente gostaria de estar do meu lado, que se importa comigo, com o que eu penso, e que a recíproca também é verdadeira. Nao sei se alguem gosta de uma solidao imposta, seja pela forca dos homens, seja pela forca da vida. Mas a solidao, imposta ou auto-induzida, com certeza é a forca motriz de uma grande parte das grandes obras da humanidade.

2 comentários:

Joatan disse...

cada parágrafo valeria um post hehehe

Joatan disse...

http://cartunistasolda.blogspot.com/2006/09/o-fim-o-fim.html