quarta-feira, setembro 06, 2006

Solucao para o desemprego

Ontem a noite eu fui a um bar chamado Taktlos com uns amigos alemaes, pra comemorar a formatura de um deles. Era um povo engracado, dois doutorandos em alguma coisa ligada a agricultura, cinco mestrandos em computacao e um advogado. Conversa vai, conversa vem, um deles comeca a falar do trabalho de doutorado dele. Ele tah estudando um maluco japones que tem a teoria do "nix tun" pra plantar. Traduzindo, deve-se plantar a semente e "nao fazer" nada. Espera crescer, rega e tals, mas sem aditivos, maquina é proibido, deixa a natureza agir. Parece que o resultado eh "permakultur", ou seja, pode-se no mesmo terreno plantar permanentemente, o contrario das culturas extensivas que detonam o solo.
Bom, vamos ao ponto. Essa conversa degringolou pra economia, obviamente, pois quem disse que essa nix tun vai escalar? Entao comecamos a discutir desemprego, o que fazer com todas as pessoas do mundo, pois parece que simplemente nao tem trabalho pra todo mundo. Agora os empregos que exigem menos raciocinio, que sao mais manuais, estao saindo da alemanha pra polonia. Da polonia, comeca a ir pra ucrania. Isso sem contar a china. Ou seja, uma hora aqui nao vai ter ninguem trabalhando, mas tambem nao vao ganhar dinheiro suficiente pra poder comprar o que os chineses tao produzindo.
Resumindo, a produtividade humana, em conjunto com as maquinas, chegou a um ponto, onde a gente consegue com pouca gente produzir um monte. E nao precisa que tanta gente trabalhe. É claro que o que acontece hoje, é que um monte de gente fica desempregada.
Entao um dos caras soltou uma teoria no mínimo engracada. A solucao eh "proibir mulher de trabalhar". Simples assim. Pois eh, o cara diz que se nenhuma mulher trabalhar, se elas ficarem em casa, cuidando da comida, tranquilas, fazendo o que quiserem, jah tiramos de uma tacada soh 50% dos trabalhadores do mercado. Assim, nao tem desemprego! Eh claro que isso vai de contra com as teorias da ONU, como pode ser visto aqui. Mas quem disse que a ONU tah certa? A gente vive seguindo o que a ONU diz e estamos onde estamos. Alem disso, eu acho essa teoria errada. O certo é somente um do casal trabalhar. Assim eu posso ficar em casa de boa ;-)
Pensem nisso.
Abracos,
Bart

Um comentário:

Anônimo disse...

Sensacional!!! Eu me habilito a ficar cuidando da casa, filhos, etc... hehehe